Biografia e Novidades Madeixas [1996​-​2017]

by Madeixas

about

A banda Madeixas surgiu em Blumenau, Santa Catarina no ano de 1996. Os irmãos James e Camila Zoschke já tocavam juntos há algum tempo quando James foi convidado para ser integrante de uma banda chamada Nocivos, iniciada por Jonathan Evaristo (bateria) que tinha como baixista Bruno Lobe. Com a saída do vocalista principal da banda, Camila foi chamada para dividir os vocais com James e a banda veio a ser chamada Madeixas. Assim só ficou faltando a entrada do guitarrista João Pimentel, que veio integrar-se à banda dois meses depois em agosto de 1996.

Em abril de 1997 a banda gravou duas faixas para a coletânea de bandas blumenauenses "Rock na Rua", e em junho do mesmo ano gravou sua primeira fita demo - Still Waiting for the UFO's - contendo 14 músicas (madeixas.bandcamp.com/album/still-waiting-for-the-ufos-1997).

No ano seguinte, 1998 a banda finalmente lançou (de forma independente) seu primeiro cd (EP) intitulado Madeixas. Clique e conheça o EP: madeixas.bandcamp.com/album/madeixas-1998 ou www.youtube.com/watch?v=hR-1RAMNX08

Uma das faixas desse cd ganhou um videoclipe que foi executado pela MTV, no programa Lado B.
Conheça o clipe "The Spring Dream": www.youtube.com/watch?v=RTn1dPVb_Mc

As músicas fazem uma interação perfeita de peso nas guitarras, bateria e baixo, guiando (e sendo guiados por) linhas vocais com melodias muito bem trabalhadas.

No final de 2000 após um período de reformulações, renovações sonoras e líricas e com a entrada de um novo membro, Paulo Jaeger assumindo uma guitarra e liberando James somente para os vocais, tem início a nova fase da banda.

O som torna-se mais coeso, denso e por que não, experimental, em se tratando de rock brasileiro. Temas melancólico – romântico – irônicos, com muitas metáforas e organizados de forma linear, os diferenciam também nas letras.
Clique e conheça o "Álbum": madeixas.bandcamp.com/album/lbum-2001 ou www.youtube.com/watch?v=VP0J4RUvuXk

Ao final de 2002, o então baterista Jonathan Evaristo decide sair da banda. E no início de 2004 a banda enfim inicia com um novo baterista, Emanuel Pimentel (irmão do guitarrista João) e com participações especiais de Diogo Locatelli responsável pelo sintetizador.

Em dezembro 2011 a banda se apresentou comemorando seus 15 anos de carreira. Link do vídeo "Matéria especial 15 anos Banda Madeixas de Blumenau" : www.youtube.com/watch?v=cpWshEL-E2U

No ano de 2014, James e Camila Zoschke resgatam a história do Madeixas e recriam canções de todas as fases, em clima intimista, num formato voz, guitarra e efeitos espaciais.
O primeiro show de "Zoschke toca Madeixas" foi realizado em Jaraguá no Blackbird Bar dia 27 de Setembro. A segunda dose foi realizada no Factory Coffee Bar em Blumenau dia 30 de Novembro com a participação lendária do fundador e baterista da formação original, Jonathan Evaristo.


Em breve mais novidades e novos projetos!


---------------------------------------------------------------------------------------

Datas importantes

10/12/2011 - Show de 15 anos no Ahoy - Blumenau - SC

19/06/2010 - Dona D Pub - Blumenau - SC

19/16/2004 - Dona D Pub - Blumenau - SC

08/10/ 09 - Brazuca Noise Festival - Curupira Rock Club

06/11/99 - Show com Pin Ups, no Hangar 110 - São Paulo - SP

07/11/99 - Show no Alternative Bar-SP

12/11/99 - Show no Café Berimbau - Rio do Sul-SC

13/11/99 - Festival de bandas - Rio do Sul-SC

14/11/99 - Show no Encerramento da Semana da Comunicação - Blumenau-SC

12/08/99 - a banda se apresenta no Lado B especial, MTV, com a música ``I will try``

19/09/98 - início da gravação do CD da banda no estúdio Phoenix (Blumenau - SC)

09/08/98 - estréia do democlipe de ``The Spring Dream`` na MTV .

06/05/98 - festa de lançamento do democlipe na Cervejaria Continental (Blumenau - SC)

26/03/98 - entrevista com a banda no programa Zapping Cultural (Canal da FURB)

25/10-26/10/97 - gravação do democlipe de ``The Spring Dream ``

06/06-12/06/97 - gravação da demo ``Still waiting for the UFO's`` contendo 14 faixas.

07/04/97 - lançamento da coletânea Rock na Rua

07/02/97 - a banda muda o seu nome e passa a ser conhecida como Madeixas

17/11/96 - gravação das duas músicas do Madeixas presentes na coletânea Rock na Rua

17/08/96 - início da banda Nocivos com o 5 integrantes (entrada do guitarrista João Pimentel)

---------------------------------------------------------------------------------------

ENTREVISTA MADEIXAS

Data da entrevista: maio 2002
Entrevistador: Raphael Rodrigues (Alternative Noise)
Entrevistado: Camila - vocal
Cidade/Estado: Blumenau/SC

1) Qual a formação atual da banda?

James (vocal), Camila (vocal), Bruno (baixo), João (guitarra), Paulo (guitarra), Jonathan (bateria).

2) Vocês já tocaram em outras bandas antes do Madeixas?

Existia um núcleo inicial chamado "Nocivos" do qual faziam parte o Bruno e o Jonathan. A partir daí se formou o Madeixas. O João e o Paulo são paranaenses e tinham bandas na sua cidade natal. Eu e o James somos irmãos e tínhamos nossos projetos.

3) De quem foi a idéia do nome da banda? Fale um pouco sobre ele. Vocês chegaram a pensar em outro nome?

Vimos o nome em algum lugar e gostamos. O nome não tem nenhum significado especial, apenas tem uma sonoridade diferente e não dá a idéia de que estilo a banda pode ser.
Estamos passando por uma fase de refomulação de idéias então chegamos a cogitar alguns outros nomes porque estamos escrevendo em português e o som deu uma leve mudada. Mesmo assim optamos por Madeixas porque gostamos bastante do nome.

4) Quais as influências da banda e o que de "novo" vocês
andam escutando?

As influências da banda iniciam nos anos 60 com o power pop e psicodelia de beatles e beach boys, passando pelo glam rock nos anos 70 com david bowie, roxy music e t -rex, chegando ao punk com sex pistols e the clash, atravessando todo os anos 80 com new order, smiths, U2 e finalmente chegando nos anos 90 tendo como referência radiohead, smashing pumpkins, cardigans, afghan whigs. Fica bem claro que cada membro tem as suas influências individuais e seria bem difícil repassá-las todas aqui.

5) Como é a cena underground em Santa Catarina? Existem muitas bandas e locais para tocar?

Sempre existiu e ainda existe uma cena. Existem várias bandas e poucos lugares para tocar. Não temos tocado muito por aqui.

6) Vocês se lembram do primeiro show da banda? Como foi e onde foi? Fale um pouco sobre ele?

Existiram vários primeiros shows. O primeiro, ainda como Nocivos, mas já com alguns dos membros atuais, foi em uma pequena cidade do interior de SC chamada São João Batista, em junho de 1996. O primeiro já com o João foi em um kart indoor em Blumenau em setembro de 96. E o primeiro com o Paulo foi em Guramirim em abril do ano passado, tocando o atual repertório em português.

7) Fale um pouco sobre a primeira demo da banda chamada "Still Waiting for the UFO's".

Foi gravada em um porta-estúdio caseiro, na casa de um amigo nosso, e a qualidade da gravação é abaixo da média. Mas teve uma boa repercussão e foi o ponta pé inicial para o nosso som atravessar as fronteiras de Santa Catarina. Existem boas músicas naquela demo embora não façam mais parte do repertório.

8) Sobre cd, fale um pouco sobre ele, letras, composições...

Já o cd foi feito em um estúdio profissional. Não tínhamos muita grana, portanto gravamos um EP. Essas são as nossas músicas mais conhecidas. As letras são simples e falam de momentos do nosso cotidiano.

9) Como foi fazer o clip para faixa "The Spring Dream" e porque escolheram exatamente essa música?

Novamente não tínhamos dinheiro e fizemos o clip da música com a melhor qualidade de gravação na época. Contamos com a ajuda de Andreas Peter, cineasta de Blumenau, que já está produzindo o nosso próximo clip. A parte de edição e afins foi feita na universidade de Blumenau.

10) Como surgiu a oportunidade de gravar o Lado B da MTV e saiu como vocês queriam? Houve um retorno do público através de e-mails ou nos shows mesmo?

Tocamos algumas vezes com o pin ups e o Zé Antônio (guitarrista) é o diretor do lado B. Ele gostou do nosso som e o convite acabou aparecendo. Foi uma das nossas maiores conquistas até agora. Acredito que através dessa oportunidade, ficamos conhecidos no Brasil inteiro e pudemos tocar em Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Curitiba, São Paulo, só para citar algumas.

11) Já aconteceu algo estranho ou engraçado com vocês em algum show? Fale um pouco sobre isso.

Vários fatos engraçados. Agora que o James está só no vocal, em todos os shows ocorrem fatos engraçados. Ele se pendura nas coisas, sobe nos P.A.s, roda o microfone e quase acerta as outras pessoas da banda. Já levou uma "tarrachada" no nariz, um cara plantou bananeira na frente do palco e ele levou um pé na orelha...se escrevermos tudo aqui dá um livro!

12) Vocês já possuem material novo para um futuro
lançamento?

Estamos em estúdio no momento registrando o novo trabalho (Madeixas - Álbum).

13) Espaço livre para vocês falarem o que quiserem,
fiquem a vontade!!

Estamos muito ansiosos para mostrar o nosso novo trabalho. Assim que as gravações se concretizarem, queremos novamente tocar em todos os lugares. Portanto, nos convidem para tocar em suas cidades! Beijinhos, Camila - mdx.

---------------------------------------------------------------------------------------

"Conto sonhado ou sonho contado" por Paulo Jaeger - 2004

Clima frio e melancólico de final de outono. A banda chegou ao fim por uma série de fatores, se não me falha a memória a “gota d água” foi a recusa ao convite de um show em Lages. João que por lá residia organizou tudo e os demais acharam que se tratava de muito empenho para pouco resultado. João ficou decepcionado, analisou a situação e decidiu que não tinha sentido continuar na banda pois os finais de semana sacrificados somados aos gastos, tempo de estrada, afinal a coisa toda, perdeu a razão de ser.
Mas todos adoravam a música mesmo que de forma amadora, precisavam dela.
Vamos continuar? Outro projeto? Quem sai, quem fica? Nomes? Português ou inglês? Poucos integrantes podem facilitar os encontros...
Marcado o dia para fazer um som no estúdio Lapolli, sábado qualquer de primavera. James é o primeiro a chegar. Havia passado pela casa do Dicas que sem programação resolveu acompanhá-lo. Camila chega do restaurante de carona com sua mãe. Bruno já tem novo projeto. Chega com o jeito de sempre, piadinhas e as novidades da cena musical local. Encontrou o Jonathan no almoço na casa da Oma e o trouxe para rever a galera. Chego com duas guitarras e o Bruno não perde tempo: “- Pulo não desiste dessa semi acústica verde piscina que não sai som!”
Alguém comenta: João e Maneca estão em Blumenau. Algo relacionado ao trampo da agência. Liga pra eles!
O batera convidado para fazer o teste liga para se desculpar pois não poderia comparecer por motivo sério e inevitável.
Oque fazer agora?
Lapolli chega de Balneário Camboriú exclusivamente para abrir o estúdio. Ok, vamos brincar.
Dicas busca o sintetizer.
Jonathan na batera. Que cena inusitada e ao mesmo tempo normal. Como não podia deixar de ser começamos a tocar “Contamination”. Feeling...
O “cara” veio de São Paulo para gravar um comercial da Prefeitura de Blumenau, Oktober e afins. Faltaram equipamentos e procurou um estúdio local para locar alguns microfones. Era um profissional renomado e influente e já produzia algumas bandas bacanas em sua gravadora em SP. Entra na sala ao lado para falar com o Lapolli, aquela com a parede de vidro. A pegada do som lhe chama atenção.
Camila canta com lágrimas escorrendo. A emoção de estar tocando novamente aquela música sabendo que poderia ser a última vez tomou conta de todos. Muito feeling. João e Maneca chegam no estúdio. João assume a guitarra do James na parte calma da música liberando o vocalista para descarregar sua energia como se estivesse no palco.
O “cara” ali paralisado vendo aquilo tudo. Muito sentimento e muito som.
Maneca assume a batera para tocar as últimas músicas do madeixas em português . O ensaio nunca foi tão bom. Ninguém se olha. As músicas vão acontecendo uma após a outra como se fossem ensaiadas no dia anterior. 12 músicas tocadas em sequência . Aquilo foi assustador e bonito. Tocamos a última música. Risos.
O “cara” pede licença:
- Como se pronuncia Madeixas?

---------------------------------------------------------------------------------------

Discografia lançada:

Still Waiting for the UFO's [1997]

Madeixas (EP) [1998]

Álbum [2002]

credits

released August 6, 2014

tags

about

Madeixas Blumenau, Brazil

Madeixas é uma banda de rock alternativo, surgida em 1996 em Blumenau - SC. Com os membros:
James Zoschke (vocal) - Camila Zoschke (vocal) - João Pimentel (guitarra) - Paulo Jaeger (guitarra) - Bruno Lobe(baixo) - Jonathan Evaristo (bateria) ... more

contact / help

Contact Madeixas

Streaming and
Download help